Junta de Freguesia de Sobral da Adiça Junta de Freguesia de Sobral da Adiça

Mina da Preguiça e Vila Ruiva

À superfície, quer em Vila Ruiva quer na Preguiça, ocorrem chapéus de ferro, principalmente, no seio de dolomias câmbricas dispostas em anticlinório; em profundidade, ocorrem mineralizações de Zn-Pb(Ag) em camadas tabulares orientadas N45º W e 50º E, com minério compacto e bolsadas de minério terroso, associados a calcários dolomíticos em cujo seio aparecem impregnações de pirite, galena e calcopirite e situadas na proximidade de vulcanitos. As mineralizações de Zn-Pb(Ag) são pré-orogénicas. Existem ainda camadas hematíticas independentes das mineralizações anteriores e interestratificadas em xistos, que se estendem por 1.500 m com rumo N60ºW, pendor suave para NE e possança média de 3 m.
Mineralizações Principais: Galena, Goethite (Minério de ferro acicular), Hematite (Oligisto), Hidrozinquite (Flor de zinco), Siderite (Espato ferroso), Smithsonite (Espato de zinco, Calamina).
Morfologias: Estratiforme, Gossan.
Rochas Encaixantes: Calcários cristalinos, Dolomitos, Xistos.
Geologia Local: Anticlinório de Moura-Ficalho. Complexo Vulcano-sedimentar.
Geologia Regional: Câmbrico. Silúrico.
Ref: LNEG e Mindat.org

• Categoria:Outros

© 2024 Junta de Freguesia de Sobral da Adiça. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

• Desenvolvido por:
  • GESAutarquia