A colocação de “lixo” junto aos contentores e/ou ecopontos, ou em outras zonas da via pública, é ilegal e punível com coimas nos termos da lei em vigor.
Essa situação é causadora de situações insalubres, que degradam a qualidade de vida de todos nós e que afetam gravemente a imagem da nossa Freguesia. Esta situação pode mudar, basta que altere a sua atitude! Não torne a sua rua numa lixeira! Não abandone o “lixo” na via pública!
Para que a sua rua, esteja mais limpa deve colocar sempre os resíduos (“lixo”) da sua habitação em sacos de plástico devidamente fechados. Depois coloque os sacos no interior do contentor mais próximo e feche a respetiva tampa.
Nunca deve colocar nos contentores: líquidos, equipamentos elétricos, “monos”, restos de podas de jardim, pilhas, baterias, sucatas ou outros materiais recicláveis, óleos, cinzas ou materiais em combustão, animais mortos ou outro “lixo” não-doméstico.
A Junta de Freguesia de Sobral da Adiça, cria o “Aldeia+Limpa”, este caracteriza-se por um serviço de recolha de objetos provenientes das habitações que, pelo seu volume, forma, dimensões, ou outras características, não possam ser recolhidos pelos meios normais de remoção. Como exemplo deste tipo de resíduos podemos referir, entre outros, os eletrodomésticos, móveis, colchões, sofás e loiças sanitárias. Também são recolhidos resíduos verdes, tais como restos de cortes de jardim e de limpeza de quintais.
A recolha de monos e de resíduos verdes, processa-se por solicitação prévia à Junta de Freguesia de Sobral da Adiça, pessoalmente, por escrito, ou por telefone.
Para tal pode utilizar os seguintes contactos:
Os fregueses podem solicitar o serviço ao domicílio, que é gratuito e funciona de 2ª a 6ª das 8h às 12h e das 13h às 16h.
© 2025 Junta de Freguesia de Sobral da Adiça. Todos os direitos reservados | Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies